quarta-feira, 20 de maio de 2009

letras,palavras,frases,orações = cotidiano.

As vezes as coisas começam a desandar, sair do lugar. Ou será que estão saindo mesmo? É muito estranho sentir que o controle está se perdendo e que vc está sendo dominado por situações ou pessoas. Meu foco nunca é o mesmo, parece que a cada dia ele se move, e sozinho. Cada dia um pensamento, uma vontade, uma forma de enxergar as coisas. Procuro sempre estar de bem comigo, me sentir bem com o mundo e por isso tenho sempre que abrir mão de alguma coisa. Seja um preconceito, uma opinião, um caminho, uma idéia. Há males que vem para o bem e nada é sempre bom ou sempre ruim.

Sorte de hoje: Quando as pessoas falam, ouça com atenção. A maioria das pessoas nunca ouve.
Eu escrevi um texto, certa vez, que citava isso. Gosto muito dele... Vou pegar tal parte e colá-la aqui:

" Será que quando falamos demais, queremos ser sinceros demais, acabamos ficando chocados quando fazem isso conosco? Estamos preparados para receber sinceridade quando as colocamos para fora? Que fala, está disposto a ouvir? Quem fala o que sabe, só quer discutir o que sabe? Quem tem sede de sabedoria percebe que há o momento de se calar, de ouvir. Sons, imagens, cores, vozes, livros, são fontes daquilo que acreditamos e durante a vida procuro sempre estar intimamente ligada a eles como suporte a tudo que acredito ou ainda posso vir a aceitar, como se fosse um complemento a cada dia que passa. Não dá pra ser uma coisa só sempre. Todo o dia tem algo além do dia de ontem. Acho que não sei ser aceitar indiferença quando falo porque justamente não consigo não dar atenção ao que querem compartilhar comigo. "

Há tempos que eu queria citar o "poder da palavra". No outro dia eu li que "quem possui a informação detém o poder" e estas duas questões estão de certa forma ligadas, mesmo que possa haver interpretações diferentes.
Com uma brincadeira que parece simples, mas já virou hábito, fui influenciada e através disso pude perceber realmente como aquela pessoa é. Vi também que por mais legal que ela fosse, não poderia ser uma boa companhia. Alguém que não mede as palavras, sempre pode nos trazer grandes dificuldades. Quem fala demais acaba não percebendo diversas coisas à sua volta, pois como num círculo vicioso, precisa sempre falar e fofocar cada vez mais para poder viver. Ela acha que isso a deixa feliz. Se ao menos ela enxergasse o efeito de suas palavras nas pessoas... Se pudesse olhar no espelho e enxergar realmente quem é e perceber as oportunidades jogadas no lixo. Uma pessoa que fala demais ocupa seu tempo com isso e desperdiça todo o resto que poderia ser investido em algo realmente interessante. É uma pena, pois o tempo realmente não volta. Fala leviandades para se sentir popular e aceita, quando na verdade pratica todo o contrario que diz.

Será um julgamento precipitado ou uma visão externa e distorcida?
Tudo que enxerguei com tal pessoa me fez abrir os olhos para diversas outras questões. Dai eu volto aquele ponto que citei no inicio de estar cada dia com um pensamento novo... Afinal, as pessoas me fazem passar (e ver) por cada coisa que por mais que eu caia por alguns momentos, quero descobrir as explicações e me concentrar na melhor saída para me sentir bem. Nada de tempestade em copo d'água. Há muitas verdades ou muitos pontos de vista? Pra finalizar vou dizer algumas coisas em forma de música, sejam elas as que sinto ou que vejo(Quando escrevo, quase sempre tem legião):

♫ " Tenho andado distraído, impaciente e indeciso, e ainda estou confuso só que agora é diferente... Estou tão tranqüilo e tão contente. Quantas chances desperdicei quando o que eu mais queria era provar pra todo o mundo que eu não precisava provar nada pra ninguém. Me fiz em mil pedaços pra você juntar e queria sempre achar explicação pro que eu sentia. Como um anjo caído fiz questão de esquecer que mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira. Mas não sou mais tão criança aponto de saber tudo. Já não me preocupo se eu não sei por que, às vezes o que eu vejo quase ninguém vê, e eu sei quevocê sabe quase sem querer que eu vejo o mesmo que você...Tão correto e tão bonito, o infinito é realmente um dos deuses mais lindos. Sei que às vezes uso palavras repetidas, mas quais são as palavras que nunca são ditas? Me disseram que você estava chorando e foi então que eu percebi como lhe quero tanto..." ♫

(Post By Mariana Debarba)

3 comentários:

  1. É Mari,creio que seja quem seja porém não citarei nomes...Enfim tem vezes que é melhor que fiquemos calados.. Entretanto somos ser humanos, e ao assumirmos essa postura automaticamente somos passíveis de erros... Se for msm quem eu to pensando acredito q não fez por mal.. mas n a defenderei, afinal essa pessoa errou.. Mas a vida que segue... Não ligue mt para as coisas que te falam e te deixam magoadas. O importante é vc absorver akilo q é de bom pra vc.

    Rafa ^^

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do texto.
    e essa parada de ouvir mais do que falar que veio a sorte no teu orkut, nós discutimos isso, e ifelizmente é isso que acontece =/
    devemos é aprender não só com os nossos erros, mas com o erros dos outros. "e o que os outros falam? eu não ligo" =DDD
    ana vitoria

    ResponderExcluir
  3. Deu vontade de passar em sua casa e conversar a noite inteira.
    Está escrevendo muito bem, querida.
    Saudade sempre.

    ResponderExcluir